Case de Sucesso Laboratório Teuto

teutoO Laboratório Teuto Brasileiro foi fundado em 1947. Inicialmente instalada em São Paulo a indústria teve seus primeiros passos de crescimento em sua nova sede em Minas Gerais. Em 1986, a indústria foi comprada pelos empreendedores que a transferiram para Anápolis (GO) e em um trabalho árduo, em 1993, construiu sua nova sede com o triplo do tamanho das instalações em Minas.

Atualmente, o Laboratório Teuto é uma das maiores indústrias farmacêuticas da América Latina – instalada numa área de 1 milhão de metros quadrados, com 105 mil metros quadrados de área construída – e possui mais de 400 apresentações de medicamentos, entre genéricos, MIP (medicamentos isentos de prescrição), linha hospitalar, genéricos de marcas (similares), fitoterápicos, suplementos alimentares e cosméticos. Além da excelente atuação no mercado nacional, o Teuto exporta para América Central, América do Sul, África, Oriente Médio e Portugal.

No final do ano de 2010 a empresa teve 40% de suas ações compradas pela norte americana Pfizer. A parceria rende frutos para ambos os lados, já que a Pfizer comercializa produtos Teuto e indústria nacional comercializa produtos Pfizer. Esta união de forças terá também sinergias nas produções de medicamentos.

Sistema completo, proporcionando total descentralização das atividades dos usuários. A implantação do sistema veio de encontro às necessidades da empresa em gerenciar a entrada em todas as pessoas nas áreas da empresa. As integrações que o sistema oferece possibilita que não exista a a necessidade de trabalhos exaustivos ou repetitivos. De outro lado, entendemos como correta nossa escolha dos modelos de catracas “on line”, da linha DC-730. Só assim podemos ter a fluez necessária durante as trocas de turno.

- Rogério Vidal - Administração de Pessoal

O projeto

catracaOs equipamentos escolhidos foram catracas Standard da linha DC-730, devido a necessidade grande fluxo de acesso, principalmente nas trocas de turnos dos quase 2.500 colaboradores da empresa, além das demais pessoas que necessitam de acesso.

A identificação das pessoas é feita através de leitoras de biometria e de proximidade Acura.

Dentre as catracas da Portaria Principal, uma delas conta com Urna para coleta dos cartões de visitantes.

Na recepção localizada na entrada da empresa, terminais possibilitam o cadastro e entrega de cartão de acesso aos visitantes, ou mesmo cadastro biométrico através de leitor USB Geomok.

A empresa possui pátio com diversos prédios, onde se encontram os diversos departamentos (medicamentos sólidos, medicamentos líquidos, etc.). Além do controle inicial (catracas na portaria principal), possuem na entrada de cada prédio uma catraca que controla o acesso das pessoas. A integração com o sistema de folha/ponto possibilita que essa catraca esteja relacionada com os departamentos da empresa, o que otimiza todo o processo e permitindo o uso do conceito de “rota”.

Por ser uma aplicação em web, o sistema permite o uso disseminado de gestores. Por isso e pela possibilidade de “Agendamento de Visitas”, a empresa optou por utilizar dessa forma as autorizações de visita na empresa. O atendente na portaria simplesmente cadastra os dados não preenchidos pelo solicitante, sendo que o sistema automaticamente identifica a rota e os acessos a serem liberados pelo visitante.

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O sistema é totalmente integrado à folha e ao ponto, sendo que a base de dados dos colaboradores é a Folha de Pagamento (FPw – LG Sistemas). Isso evita retrabalhos ou duplicidade de dados, assim como garante que todas as alterações da folha/ponto seja automaticamente replicada no sistema de acesso, inclusive com total reflexo nas prerrogativas de acesso (por exemplo, trocando de departamento o colaborador também troca de bloco e seu acesso é automaticamente liberado na catraca de acesso e bloqueado na antiga).

A integração com o ponto permite utilizar das escalas de trabalho para regras de bloqueio, com as atualizações refletidas automaticamente.

O controle do refeitório é feito utilizando o conceito de créditos. É concedido créditos para cada tipo de refeição, que podem ser consumidos dentro de um determinado período (mensal, semanal, diário, etc.). Assim, ao determinar o período do dia em que é servida cada tipo de refeição, o sistema gerencia e libera/bloqueia de acordo com as tentativas de acesso. Através desse módulo também é feito todo o acerto com a empresa terceirizada que oferece as refeições

Encerrando, a implantação do módulo “Mensageiria” abastece os gestores de informações importantes no dia-a-dia.

Relatórios do tipo:

  • Ponto em intervalo de repouso ou alimentação inferior a 1 hora
  • Marcações de ponto fora do REP definido pela empresa
  • Em férias e afastados que marcaram pont
  • Que realizaram mais que X horas-extras no dia
  • Faltantes no dia, entre outros.

A mensageiria é uma ação proativa, ou seja, é enviada de acordo com as regras preestabelecidas e às pessoas que estiverem parametrizadas pra receber. Pode ser e-mail ou SMS.

Parceria de Projeto

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